A Expovinis 2009, o maior evento do segmento de vinhos da América Latina, que ocorreu entre os dias 5, 6 e 7 de maio, é uma grande oportunidade de negócios para os que lá vão com esta finalidade. Digo desta forma pelo fato de que foi a minha primeira participação e, no conceito geral, fiquei impressionado, mas impressionado negativamente. Fui no segundo dia. Cheguei por volta das 16:30h, pavilhão ainda vazio, mas quando o início de noite chegava , junto vinham os "profissionais", o que até então estava calmo, se tornou uma farra só. Sommeliers de determinadas redes de restaurantes "cambaleavam" em grupos fazendo a maior algazarra. "Agora vamos ao stand da Salton, lá tem uns vinhos bons 'pra nóis tomá'", comentou um dos representantes de alguma dessas casas luxuosas de SP. Vergonhoso! Enquanto eu conversava com o meu amigo Rafael, da FTP Wine, um rapaz apareceu para provar seus vinhos e revelar o quanto alguns associam a feira a um lugar onde o que vale é "tirar a barriga da miséria". Lembra disso, Rafael? Por questão ética não direi daonde é este sujeito, mas saibam que representava uma rede de restaurantes muito conhecida entre os apreciadores da boa culinária. Por outro lado, os profissionais sérios também marcaram presença. O mestre Sérgio Inglez foi uma das grandes figuras que prestigiaram o evento. Mas como a natureza do ser humano sempre dá mais destaque ao que ocorreu de negativo, não fugirei à regra, e volto a dizer: que vergonha. Que a Expovinis 2010 seja realmente uma feira para negócios, e não um enorme salão onde as vinícolas e importadoras encham a pança dos que não sabem qual é o seu real significado.
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