quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nova presidência

Daniel Salton será o novo diretor-presidente da Vinícola Salton e o novo presidente do Conselho Administrativo da empresa. Daniel sucede o ex-presidente Ângelo Salton Neto, que morreu em fevereiro e ocupou durante 28 anos a lidenrança da vinícola.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Características Básicas dos Vinhos

Fique por dentro dos tipos de vinhos produzidos, suas características e meios básicos de produção.
Tinto – São vários os existentes, com variações de cor e estilo, o que indica a personalidade de cada casta.
Branco – São mais cremosos e menos ácidos. Coloração que vai de um verde bem claro até um âmbar, passando pelo amarelo dourado (branco com madeira).
Rosado – Feito por sangria. A casta fica por por um tmepo em contato com o mosto. Ou pelo método vinho vinificado em branco; esmagam-se as uvas tintas em prensas pneumáticas, da qual se extrai pouca matéria corante.
Espumante – Produto de uma 2ª fermentação obtida por meio de dois métodos; autovclave: um tanque de inox ou clássico, em garrafas, resultando em perlagens (bolhas) pela ação do gás carbônico.
Doce – Com açúcar residual detectável ao paladar, ótimo para sobremesa. Pode ser fortificado – com adição de álcool – de colheita tardia, isto é, quando a uva passa do ponto de amadurecimento no seu pé ou, ainda, passito, elaborado com uvas parcialmente ressecadas depois de colhidas.
Fortificado – Também chamado de generoso, é um tipo ao qual se adiciona água ardente vínica à produção. São exemplos, o Porto (Portugal) e o Jerez (Espanha). Pode resultar num fortificado tinto, branco, doce ou seco.


Hummm...sushi com vinho, né?!

A variedade de vinhos existentes no mercado é infinita. Em todos os continentes esta bebida se faz presente de alguma maneira. Seja em uma grande potência produtora, como a França na Europa, ou em um país que não tenha esta tradição, mas que passou a apreciar este líquido, caso do Japão, que tem aumentado significativamente a importação de vinhos a cada ano. Se você é um amante da culinária japonesa e ficou curioso em saber qual seria o resultado de um sushi com algum rótulo que seja, não fique triste. É possível fazer esta combinação em restaurantes orientais aqui mesmo no Brasil. O restaurante Haná, do proprietário Leonardo Kammoun, é um bom exemplo de que o vinho pode substituir o famoso saquê de forma correta. Para a adega que foi inagurada na casa, um especialista foi contratado para montar a carta que dá prioridade aos brancos, mas que é composta também por tintos, espumantes e rosés, nacionais e importados. ‘‘Sushi cai bem com bebidas não muito estruturadas, como o vinho seco ou branco’’, explica o sommelier Marcos Augusto Rachelle.


segunda-feira, 27 de abril de 2009

Periquita: você já provou?

Os mais maliciosos se deixariam levar pelo lado libidinoso da expressão e não pela sua real explicação que se seguirá no conteúdo do texto. Como já sabemos, nossos irmãos lusitanos possuem uma extensa variedade de uvas com nomes um tanto quanto exóticos. Periquita é só mais uma. Trata-se de uma casta especialmente cultivada nas regiões do Alentejo e do Douro (onde é designada por Tinta Amarela). Apresenta cachos médios e compactos e bagos médios e arredondados. É sensível às doenças e à podridão (se os bagos apanharem chuva apodrecem facilmente), por isso desenvolve-se melhor em climas secos e muito quentes. É também a marca do popular tinto lusitano mais exportado para o Brasil. Os vinhos produzidos são ricos em cor e aromas (especialmente frutados e vegetais), ligeiramente alcoólicos e com boas condições para o envelhecimento. Além de Portugal, a Austrália é outro país que produz vinhos com a periquita.

domingo, 26 de abril de 2009

O Oscar da Gastronomia

Organizada pela Restaurant Magazine, de Londres, com mais de 800 jurados do mundo inteiro, composto por jornalistas, editores, críticos e profissionais do setor, o Oscar da Gastronomia é o maior reconhecimento aos que expressam nos pratos o sabor de suas ideias. Entre os 50 melhores, um brasileiro ganhou destaque: Alex Atala, proprietário-chef do restaurante D.O.M, em São Paulo, ficou na 24ª colocação, a melhor entre os sul americanos. Pelo quarto ano consecutivo, o espanho El Bulli, do mito Ferran Adriá, considerado "o alquimista da cozinha", levou o primeiro lugar. Parabéns, Alex Atala!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

A mais nova casa do chef Sérgio Arno

O chef e empreendedor Sérgio Arno, especialista em criar saborosos pratos e também em lançar bons restaurantes, se lança na culinária francesa com o Franciacorta, um bistrô na região do Itaim Bibi, área nobre da capital paulistana, instalado em sobrado bem arranjado, com mesas mais arejadas que num tradicional bistrô. A carta de vinhos não é extensa, mas os que a compõe seguem uma linha de boas opções com bons preços.

Franciacorta: R. Pais de Araújo, 184 – Itaim Bibi – (11) 3071-2226


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Polkura: este chileno promete

Uma importadora de pequeno porte, mas com grandes vinhos em sua linha de produtos. Que o diga o chileno Polkura Syrah 2005. Por R$95 é possível entender o porquê de tantos elogios após degustação realizada às cegas em uma conceituada pizzaria paulistana. As sócias Giselda Badelucci e Cátia Regina são as responsáveis pelo rótulo no Brasil, o que promete ser garantia de sucesso, já que este chileninho agradou a todos que participaram do evento. Ah, e por falar em Wine Lovers, vale destacar o trabalho beneficente realizado em parceria com a marca de bolsas femininas Silvana Bedran, inclusive, hoje (23/04) está confirmado um coquetel em que parte do valor arrecadado será destinado à instituição Casa Safira (http://www.casasafira.com.br/). A Cátia merece um puxão de orelha, pois me avisou em cima da hora. Não poderei comparecer, mas pode guardar o meu Polkura para tomarmos juntos na Expovinis.
Cátia Regina (11) 8439-3392 catia@winelovers.com.br
Giselda Badelucci: (11) 9687-6409 gi@winelovers.com.br contato@winelovers.com.br

23 de Abril, sabe que dia é hoje?


Hoje é comemorado o Dia Internacional do Livro, data criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em 1995. Desde então, ele vem sendo celebrado em todo o mundo no dia da morte de William Shakespeare e de Miguel de Cervantes, o 23 do abril. Incentivar uma criança a partir do 5 anos à leitura é o primeiro passo para formar um cidadão que tome gosto por este hábito. Trabalho este que pode ser começado em casa, com os pais, na escola, com professores que tenham interesse em não ficarem limitados somente ao que a grade escolar impõe. Porém, por outro lado, existe o fato de que a falta de bibliotecas públicas dificulta o acesso do brasileiro ao livro. "a leitura ajudará sempre qualquer pessoa a escrever melhor e falar melhor", Arnaldo Niskier, educador e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Avião que virou restaurante?

Isso mesmo! Enganam-se os que pensam que um avião serve apenas para voar. Teoricamente, sim, claro, mas na cidade sul-coreana de Mokpo, um velho Jumbo Jet, o famoso Boeing 747, construído em 1970, esconde em seu interior um requintado restaurante com pratos da culinária local, com iluminação e decoração que contrastam com a aparência externa do “restaurante”, que está bem acabadinha, suas instalações são uma surpresa bem agradável. O piloto, aliás, o chef, tem em seu cardápio lanches, petiscos e pratos que variam de acordo com o gosto do freguês. Aos que lá forem, boa viagem, ah, não, bom apetite.

Rufete: tradicional casta portuguesa.

Em evento realizado no Wine Bar da Pizzaria Prestíssimo, em São Paulo, um vinho português, o Terras de Penalva - Vinho Tinto DOC Colheita 2005, importado pela FTP Wine -
(21) 2233-3111 -
, importadora carioca que está sob o comando dos irmãos Raquel e Rafael Moreira, e olha que não é dupla sertaneja, mas sim uma traz da terrinha rótulos com boa relação custo x benefício, despertou a curiosidade dos participantes por causa de uma casta pouco conhecida que compõe sua elaboração: a Rufete. O coeficiente de variação genotípica do rendimento (CVG de 26,37) permite considerá-la geneticamente heterogénea e concluir da sua cultura desde um passado longíquo nas respectivas regiões vitícolas, onde terá um certo tradicionalismo. Os clones oriundos da região de Pinhel exprimem uma variabilidade genotípica superior (CVG de 33,20), o que possivelmente indica que esta será a região onde a casta teve o seu estabelecimento mais longínquo, expandindo-se posteriormente para as restantes regiões de cultura. Esta casta apresenta também outros centros importantes de heterogeneidade genética do rendimento, nomeadamente na região da Cova da Beira e no Dão, respectivamente com CVG de 25,81 e de 20,20. A região do Douro é a que apresenta maior homogeneidade genotípica quanto ao rendimento (CVG de 18,79), indicando que possivelmente nesta região a casta se estabeleceu mais recentemente. Ora, pois, agora você já conhece um pouco desta casta portuguesa.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Lei antifumo


Aprovada no dia 07/04 na Assembléia Legislativa, com 69 votos a favor e 18 contra, a nova lei antifumo agora está mais severa. Está EXPRESSAMENTE proibido o consumo do cigarro e derivados de tabaco em locais de uso coletivos – públicos e privados – em todo Estado de São Paulo. O fumo nos espaços abertos desses locais será permitido se não houver toldos, telhados, paredes e divisórias, ainda que provisórios. O projeto também prevê que o Estado disponibilize medicamentos e dê assistência médica aos fumantes que queiram largar o cigarro. A lei não prevê punição ao infrator, mas para o estabelecimento, que deverá ter avisos sobre a proibição, sim. O projeto de lei 577/2008 ainda aguarda sanção do governador José Serra (PSDB), que tem dez dias para se manifestar. A lei entra em vigor em 90 dias após sua publicação no "Diário Oficial". E você, o que acha desta nova lei? Comente.

Éééééééé do Brasiillllll


A Domno, nova marca da Famiglia Valduga, recebeu a medalha de prata em evento realizado lá na Espanha. O Concurso Internacional de Vino Zarcillo teve a participação de mais de 3 mil amostras de vinhos provenientes de 23 países, sendo o Espumante Ponto Nero Brut, o segundo colocado. André Valduga, vá com calma na comemoração, pois mês que vem temos a Expovinis aqui em São Paulo, parabéns. Vale lembrar que o preço médio deste produto também é outro atrativo que é válido mencionar: R$30 reais. Acesse o site http://www.domno.com.br/ e conheça o irmão do Ponto Nero Brut, o Ponto Nero Moscatel.

Ano da França no Brasil

De 21 de abril - dia da Inconfidência Mineira - a 15 de novembro - dia da Proclamação da República - será comemorado em diversos pontos culturais das principais cidades do país, o Ano da França no Brasil. Evento que visa selar um vínculo de parceria estratégica franco-brasileira em diversos segmentos de negócios.
Para maiores informações, acesse: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/


quinta-feira, 16 de abril de 2009

Wine&Business

Esta é a primeira postagem no Wine&Business, um blog que trará ao amigo internauta interessado no mundo do vinho, notícias, curiosidades, dicas, orientações, acontecimentos e locais para realização de cursos e palestras. Mais do que levar estas informações aos visitantes, temos o compromisso de difundir o consumo, de forma correta, deste produto que é sempre uma companhia agradável a qualquer momento. Tire suas dúvidas, deixe o seu comentário, sua sugestão de harmonização, critique, positiva ou negativamente, desfrute deste espaço cedido a você, conhecedor ou não, mas que tem pelo vinho mais do que uma simples simpatia.