Fique por dentro dos tipos de vinhos produzidos, suas características e meios básicos de produção.
Tinto – São vários os existentes, com variações de cor e estilo, o que indica a personalidade de cada casta.
Branco – São mais cremosos e menos ácidos. Coloração que vai de um verde bem claro até um âmbar, passando pelo amarelo dourado (branco com madeira).
Rosado – Feito por sangria. A casta fica por por um tmepo em contato com o mosto. Ou pelo método vinho vinificado em branco; esmagam-se as uvas tintas em prensas pneumáticas, da qual se extrai pouca matéria corante.
Espumante – Produto de uma 2ª fermentação obtida por meio de dois métodos; autovclave: um tanque de inox ou clássico, em garrafas, resultando em perlagens (bolhas) pela ação do gás carbônico.
Doce – Com açúcar residual detectável ao paladar, ótimo para sobremesa. Pode ser fortificado – com adição de álcool – de colheita tardia, isto é, quando a uva passa do ponto de amadurecimento no seu pé ou, ainda, passito, elaborado com uvas parcialmente ressecadas depois de colhidas.
Fortificado – Também chamado de generoso, é um tipo ao qual se adiciona água ardente vínica à produção. São exemplos, o Porto (Portugal) e o Jerez (Espanha). Pode resultar num fortificado tinto, branco, doce ou seco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário